Mobile Device Management: por que soluções de MDM passaram a ser vitais no suporte e como se adequar à nova realidade

Essa tal “nova realidade” na verdade não é tão nova assim. Afinal, dispositivos móveis deixaram de ser somente um artigo pessoal. Eles passaram a ser mais uma ferramenta de trabalho em boa parte dos segmentos. 

O grande problema está no fato de que as empresas se modernizaram incluindo celulares nas tarefas do dia a dia, porém no que diz respeito ao suporte e segurança desses dispositivos, pouca coisa ou quase nada é feito.

O que é MDM e para que serve?

Uma pesquisa realizada pela Zippia aponta que funcionários usam uma média de 2,5 dispositivos pessoais para trabalhar. Isso inclui computadores, celulares, tablets e leitores eletrônicos. Além disso, 80% das empresas acredita que celulares passaram a ser necessários no trabalho dos funcionários.

Nesse contexto, Mobile Device Management ou gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, na sigla em inglês), passa a ser uma necessidade. Além de outros benefícios.

  1. Segurança da informação: dispositivos móveis são alvos fáceis para vazamentos de dados e ataques cibernéticos. O MDM permite criptografar dados, bloquear remotamente um dispositivo perdido/roubado, apagar dados corporativos, aplicar políticas de segurança como senhas fortes, VPN, etc., ou seja, a empresa fica melhor protegida. 
  2. Padronização e gestão centralizada: o MDM permite que a equipe de suporte instale aplicativos automaticamente, atualize sistemas operacionais remotamente, aplique configurações padrão (Wi-Fi, e-mail, etc.) e monitore o uso dos dispositivos.
  3. Agilidade no suporte e conformidade com normas: assim como já acontece com computadores, o MDM também propicia que a equipe de suporte diagnostique e resolva problemas remotamente. Além disso, facilita que dados sensíveis sejam protegidos, garante que só apps autorizados sejam usados, evita armazenamento indevido de dados e mantém registros de acesso e uso. 

Pensar em suporte nos dias atuais precisa incluir os dispositivos móveis. A falta de investimento de hoje acaba virando o prejuízo de amanhã. E alguns são irreversíveis. Mas, é possível descomplicar o suporte e trazer mais tranquilidade para a empresa com as soluções da LogMeIn. Esta empresa possui uma plataforma de gerenciamento de dispositivos móveis completa e simples de usar. Acesse nosso site e descubra.

Compartilhar

Índice

Leia também